quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Europa - A expansão ultramarina europa

A expansão ultramarina européia iniciada no século XV, transformou profundamente a História mundial, ao colocar povos de continentes distantes em um processo de interação econômica, política e cultural. Um conjunto de fatores favoráveis explica a dianteira dos portugueses na expansão marítima do século XV. Os mais importantes são a precoce centralização política do reino, posição geográfica, rápida formação de uma burguesia comercial e, o mais significativo, uma dinastia que aposta na expansão comercial.

A expansão ultramarina envolveu somas milionárias. Para financiá-la, a Coroa portuguesa aumentou impostos, recorreu a empréstimos junto a grandes comerciantes e banqueiros, inclusive italianos, e aos recursos acumulados pela Ordem de Cristo, herdeira da antiga Ordem dos Templários.

Braço armado da Igreja, a Ordem dos Templários enriqueceu com os saques realizados no Oriente Médio durante as cruzadas, nos séculos XII e XIII. Com hierarquia própria, homens armados e muito dinheiro, transforma-se em um poder paralelo dentro da Igreja. Dissolvida pelo papa, os integrantes da ordem são perseguidos por toda a Europa. Portugal acolhe os templários e suas fortunas durante o reinado de dom Diniz, de 1279 a 1325. Eles fundam a Ordem de Cristo. Dom Henrique, membro da ordem e administrador de seus recursos, usa essa riqueza para financiar o projeto ultramarino.

O surgimento de Portugal como nação independente estava vinculado às lutas travadas na península Ibérica pela expulsão dos muçulmanos. Antecipando-se aos demais países europeus, Portugal já era uma nação centralizada politicamente em torno de um único monarca no século XII. O primeiro rei de Portugal, Afonso I, assumiu o trono pelas armas em 1139. Ele inaugurou a dinastia dos Borgonha, reconhecida pelo papa em 1179.

Na porta de saída do Mediterrâneo para o Atlântico, os portos de Portugal eram pontos de passagem obrigatória para as embarcações que percorriam a rota entre as cidades italianas e os mercados do norte da Europa. Cedo surgiram ricos comerciantes e armadores, e os marinheiros portugueses conheceram todos os portos da Europa e do norte da África.

Na época das grandes navegações e descobrimentos, reinava em Portugal a Casa de Avis, dinastia fundada por dom João I, o Mestre de Avis, em 1385, após uma crise sucessória no reino. Ele conquistou a Coroa pelas armas, apoiado pela pequena nobreza, camponeses, comerciantes, armadores e ricos representantes dos ofícios urbanos. Todos tinham um interesse em comum: a expansão comercial e marítima.

A busca de uma nova rota para o Oriente exigiu o aperfeiçoamento das técnicas de navegação até então conhecidas. Portugal fez isso sob a direção do infante dom Henrique, irmão do rei dom João I. O infante reuniu no promontório de Sagres, no Algarve, os maiores especialistas em navegação, cartografia, astronomia, geografia e construção naval. Formando, assim, o mais completo e inovador centro de estudos náuticos da época.

Para ler o texto completo, visite o site abaixo.
Fonte:  http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/expansao_ultramarina

terça-feira, 15 de novembro de 2011

EXPANSÃO ULTRAMARINA E CONQUISTA TERRITORIAL

UNEB-UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
NEAD-NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
       CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
       DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL I
       PROFESSOR: PABLO ANTÔNIO MAGALHÃES
       TP: ÉRICA BORGES    TD: ROSELENE
       ATIVIDADE DO 5º SEMESTRE
       ALUNAS: ADAILMA, CLAUDIA, GENILMA, GILSIANE, IRACI, JUSCÉLIA E ROSÂNGELA .
ITABERABA, HIS-G17
EXPANSÃO ULTRAMARINA E CONQUISTA DO TERRITÓRIO
CONJUNTO DE TERRIRÓRIOS ULTRAMARINOS FORMAM O IMPÉRIO PORTUGUÊS.
1385-INÍCIO DA DINASTIA DE AVIS OU DINASTIA JOANINA COM A CASA DE AVIS QUE GOVERNOU POR CERCA DE CENTO E CINQUENTA ANOS POR DOM JOÃO 1º TAMBÉM CONHECIDO COMO MESTRE DE AVIS, COM APOIO DOS BURGUESES, NOBREZA, SETORES SOCIAS COM INFLUÊNCIA POLÍTICA.
CONQUISTAS:
CONSTRUÇÃO DE GRANDES EMBARCAÇÕES;
APERFEIÇOAMENTO DE INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO;
ORGANIZAÇÃO DAS EXPEDIÇÕES MARÍTIMAS.
CONTAVAM COM:
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA PRIVILEGIADA NA PENÍNSULA IBÉRICA;
CONDIÇÃO SOCIAL E POLÍTICA.







FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSÃO ULTRAMARINA:

CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA:

RENASCIMENTO: EVOLUÇÃO TÉCNICA 


OBJETIVO ELITE: ROMPER O MONOPÓLIO ÁRABE- ITALIANO SOBRE AS MERCADORIAS ORIENTAIS.

BUSCA DE NOVA TERRAS E MINÉRIO COMO OURO E PRATA 

EXPANDIR A FÉ:



CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, FOI UM SISTEMA QUE SURGIU DA NECESSIDADE DE REDUZIR GASTOS E GARANTIR O PODER, ACONTECIA ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE LOTES DE TERRAS. O NOME SURGIU PORQUE NESSE SISTEMA AS TERRAS DOADAS ERAM PASSADAS DE PAI PARA FILHO.
FOI EXTINTO NO BRASIL EM 1759 PELO MARQUÊS DO POMBAL.


GOVERNO-GERAL

DEVIDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DONATÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO DA TERRA FOI INSTITUÍDO O SISTEMA DE GOVERNO-GERAL EM 1548, ONDE O PRIMEIRO GOVERNADOR FOI TOMÉ DE SOUZA, COM SEDE NA BAIA DE TODOS OS SANTOS, COM REPRESENTANTES COMO O PROVEDOR-MOR QUE ADMINISTRAVA O DINHEIRO, O OUVIDOR QUE CUIDAVA DA JUSTIÇA E O CAPITAL-MOR QUE ERA MILITAR DA DEFESA. COM O PODER MENOS CENTRALIZADO COM FUNÇÕES DIVIDAS FICOU MAIS FÁCIL SUA ADMINISTRAÇÃO.
MAIS DOIS GOVERNADORES ADMINISTRARAM AS CAPITANIAS FORAM ELES DUARTE DA COSTA, ONDE EM SEU GOVERNO OCORREU A INVASÃO FRANCESA NO RIO DE JANEIRO O OUTRO GOVERNADOR FOI MEM DE SÁ QUE EXPULSOU OS FRANCESES CONTANDO COM O APOIO MANOEL DA NOBREGA E JOSÉ DE ANCHIETA.
APÓS  A MORTE DE MEM DE SÁ EM 1572, O BRASIL FOI DIVIDIDO EM DOIS GOVERNOS UM DO NORTE COM SEDE EM SALVADOR E OUTRO NO SUL COM SEDE NO RIO DE JANEIRO.