terça-feira, 16 de abril de 2013

HISTÓRIA DA VAQUEJADA DESCRITA POR RENATO BANDEIRA

Festa de vaquejada

*Renato Luís Bandeira

            Já faz parte da cultura popular a festa de vaqueiros de Nova Redenção. Arriscamos dizer que, esta festa, pode ser considerada uma tradição folclórica do município, apesar de ser realizada somente há 34 anos.
               Entendemos que a importância dessa Festa de Vaqueiros, deve-se, sobretudo, ao esquecimento de outras manifestações folclóricas que a comunidade redençoense vem perdendo ao longo do tempo em face de diversos motivos.  
               O início da festa aconteceu no ano de 1977, por iniciativa de Antônio Tito de Souza, Joaquim Carvalho, Edmilson Bruno, Constantino Oliveira e outros, quando assinaram contrato com o conjunto musical Som Brasil para animar a festa, a qual foi realizada em oito de maio deste mesmo ano.
               Naquela ocasião houve desfile de cavaleiros que somaram mais ou menos 100 componentes que, em fila indiana, percorreram as ruas da cidade ate a igreja Matriz, onde houve a missa solene em homenagem aos vaqueiros e logo após, foi servido almoço para todos os participantes.
               A seguir foi realizada a corrida de argolinhas para, depois da brincadeira então, acontecer as premiações para os vaqueiros; o mais bem trajado; o mais idoso; o residente mais distante; o mais encouraçado; a bagaceira e outros tantos.
               No mesmo dia, à noite, as festividades foram animadas pelo conjunto musical contratado com muita, cerveja e suor.
               Atualmente a Festa de Vaqueiros em nosso meio, consegue aglutinar de 700 a 800 cavaleiros paramentados com seis trajes típicos mantendo a tradição. Na ultima festa, por exemplo, eles desfilaram pela rua principal do povoado da Peruca numa interminável fila, demonstrando assim, que a Festa de Vaqueiros em Nova Redenção, está consolidada representando, portanto uma tradição do município, independente da festa que também é realizada na sede, quando atrai muitos turistas a essa localidade.  

Aluna: Edilma Machado, Grupo 17     

*Renato Luís Bandeira é jornalista e escritor, autor do livro Nova Redenção sua historia e seus encantos.
Fonte: http://wwwvaquejadanredencaocom.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html 

Nenhum comentário: