quarta-feira, 17 de abril de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ITABERABA



“A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre eles”
 Marc Bloch

Casarão de 1910

Veremos aqui fotos de um casarão situado na Praça do Rosário, nº 240, nesta cidade de Itaberaba-Ba. Este casarão é considerado pelos moradores um Patrimônio Histórico, pois eles vêm conservando sua originalidade desde a época da sua construção, o que teve início em 1907 e finalizou em 1910, portanto 99 anos de fundação.
   O material usado para a construção foi basicamente
adobão protegido por tijolo, telha e massa com óleo de baleia, diga-se de passagem, a casa não tem nenhuma rachadura, informação dada pelo atual morador do casarão, o Sr. Carlos Antonio Cincurá de Andrade, que nasceu no ano de 1930, e está com 79 anos de idade.  O Sr. Carlinhos, como é chamado pelos amigos, disse que o casarão foi construído por Praxedes Dias Andrade, seu avô; que após  seu falecimento, sua esposa a Sr.ª Carlota Cincurá de Andrade, continuou morando na casa; Após a morte da Sr.ª Carlota o casarão foi deixado em testamento para Rafael Cincurá de Andrade. No interior da casa estão conservados todos os móveis e utensílios da família, ainda da época da primeira geração de moradores, que serão mostrados através das fotos a seguir.

























Arquivo próprio: Carlos Antonio Cincurá de Andrade

Alunas: Adailma Santos de carvalho, Claudia Maria Q. de Jesus farias, Genilma Pimenta, Gilsiane Brito Leão, Juscélia Amorim Rodrigues e Iraci da Silva Ferreira Oliveira.



2 comentários:

Markus disse...

Muito interessante a história da construção do casarão e também a conservação pelo herdeiro, bom eu conheço essa história bem de perto pois sou da família Dias D'Andrade.
O pai do Sr. Praxedes Dias De Andrade o Cel. Francisco Gil Dias D' Andrade era irmão do meu tataravô o Cel. Joaquim Martins Dias D' Andrade ambos eram filhos de um grande latifundiário muito rico de origem portuguesa o Sr. Joaquim Antônio Dias D' Andrade e a Srª. Maria Magdalena do Amor Divino De Andrade eles se estabeleceram na região de Itatim por volta de 1835 e onde morreram também em 1899 ambos no mesmo ano e mês com diferença de datas de dois dias um do outro. Se houver interesse da parte de alguém em saber mais sobre a história entre em contato sou morador de Itatim inclusive há um cemitério aqui por nome cemitério dos Andrade onde também estão sepultados Joaquim Antônio, sua esposa a Srª. Maria Magdalena e também o Cel. Joaquim Martins e demais descendentes.

Marcus
e-mail: mvandrade13@hotmail.com
Cel. (75) 8186-7684

Unknown disse...

Somos da mesma família!! Sou do Rio de Janeiro. Vou entrar em contato.